top of page
Foto do escritorDra. Emi Mori

Como ser um psiquiatra forense? Quais as qualificações necessárias?

Muitas pessoas sonham em ser psiquiatras forenses. E é mesmo uma área fascinante: lidamos com casos cíveis, criminais, de família; podemos, através da medicina e da psiquiatria, colaborar com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.


Se você tem esse desejo, listamos abaixo as etapas necessárias para se qualificar como um psiquiatra forense.



1. Graduação em Medicina


O primeiro passo é obter um diploma de medicina em uma faculdade de medicina reconhecida pelo MEC. Apenas com ele você poderá seguir para uma residência em psiquiatria, conforme falaremos no próximo tópico.



2. Residência em Psiquiatria ou aprovação em prova de título de Psiquiatria


Após a graduação em medicina, é necessário completar um programa de residência em Psiquiatria, geralmente com duração de aproximadamente quatro anos. A obtenção da aprovação em prova de título de especialista em Psiquiatria também é um caminho possível.



3. CRM e RQE


O número de CRM (Conselho Regional de Medicina) é um identificador único atribuído a cada médico quando o mesmo conclui sua formação e é registrado no Conselho Médico de sua jurisdição.


Já o RQE (Registro de Qualificação de Especialista) é um registro emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) aos médicos que concluíram com sucesso sua especialização em uma determinada área da medicina. O RQE é e indica que o médico possui competência e formação adequadas na especialidade em questão.



4. Residência em Psiquiatria Forense ou aprovação em prova de título de Psiquiatria Forense


Para se especializar em Psiquiatria Forense, os médicos geralmente buscam treinamento adicional específico nessa área. Isso pode incluir participação em um ano adicional de residência em Psiquiatria Forense ou obtenção da aprovação em prova de título de especialista em Psiquiatria Forense. O HCFMUSP, por exemplo, oferece no IPq um 4º ano eletivo de residência em Psiquiatria Forense.



5. Desenvolvimento Contínuo


Como em todas as áreas da medicina, é importante para os psiquiatras forenses continuar aprendendo e se atualizando sobre os desenvolvimentos mais recentes em sua área de especialização. Isso pode incluir participação em conferências, cursos de educação continuada e leitura de literatura científica relevante.





bottom of page